Sistemas Mágicos

















Uma breve descrição sobre os diversos sistemas Mágicos:


Sistema da Bruxaria:
A Bruxaria é um misto de métodos de magia clássica (magia celta wicca, xamanismo, stregheria, e outros), e práticas de magia natural (uso de velas, incensos, ervas, banhos, poções, etc), cultuando entidades pagãs em geral.

Alta Magia:

Exige um desenvolvimento intelectual juntamente com o desenvolvimento psíquico, cuja utilidade se impõe. As técnicas usadas são os rituais mentais e sexuais voltados para o desenvolvimento espiritual e contacto com os mundos ou planos superiores com manifestação externa, ou não, no plano físico desta Iluminação. Este procedimento é mais cerimonial.


Magia Astral:
Todas as operações deste nível são idênticas a todas as praticadas nos três níveis anteriormente descritos, excepto pelo facto de serem realizadas apenas em âmbito mental, isto é, na mente do mago. Portanto, tudo ocorre nos planos interiores do mago, desde a construção do seu templo até às operações mais práticas.

Cabala:
(Qabbalah, Kabalah, fórmulas mágicas):
Muitas escolas de ocultismo que utilizam a Cabala como parte dos seus ensinamentos, fazem-no utilizando a chamada cabala teórica, que se baseia no hieróglifo da árvore da vida e das suas atribuições. Poucas escolas utilizam a cabala prática, como a ensinada por Franz Bardon.

As diferenças entre a cabala prática e a teórica são muitas, mas destaca-se principalmente o facto de na cabala teórica o enriquecimento pessoal ser apenas a nível teórico, isto é, intelectual, enquanto que na prática aprende-se, compreende-se e vive-se a realidade do misticismo das letras.

Trata-se do mesmo conhecimento que foi utilizado para criar tudo o que existe no universo. É simultaneamente dogmático e pragmático.



Magia do Caos:














(Chaos Magic, Kaos Magick, Circle of Chaos, Círculo do Caos, I.O.T. - Illuminates of Thanateros, Iluminados de Thanateros): O nome Thanateros deriva de "Thanatos" (deus da morte) e "Eros" (deus do sexo).
Tanatos (do grego θάνατος, ou seja Thánatos, personificação da "morte").
A magia do caos tem origem em trabalhos de Austin Osman Spare, redescobridor do Culto de Priapo.
Os praticantes da magia do caos consideram-se herdeiros mágicos de Aleister Crowley (e da O.T.O.) e de Austin Osman Spare (e da Zos-Kia Cultus).
O seu sistema procura englobar tudo quanto seja válido e prático em magia, descartando tudo o que  for mais complexo que o necessário. Caracteriza-se por não ter preconceitos contra nenhuma forma de magia, desde que funcione.


Sistema thelemico:
O que é a thelema?                                                                                                                 
Thelema ( /θəˈliːmə/) é uma filosofia-religiosa baseada num postulado de mesmo nome, adoptado como princípio fundamental por algumas organizações ocultistas e desenvolvida no início de 1900 por Aleister Crowley, foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), foi o co-fundador da AA∴ (Astrum Argentum) e, mais tarde, um líder da O.T.O (Ordo Templi Orientis).

Em grego, thelema, significa vontade. Crowley canalizava mensagens de um ser com aparência de alien grey chamado Aiwass, e entrou em contato com ele, ditando um texto conhecido como O "Livro da Lei" ou "Liber AL vel Legis", que delineou os princípios de Thelema.


O panteão Thelêmico inclui um número de divindades, principalmente um trio adaptado da antiga religião Egípcia, que são os três locutores do Livro da Lei: Nuit, Hadit e Ra-Hoor-Khuit. Crowley descreveu essas divindades como uma "conveniência literária".



Magia Sexual:
Este tipo de magia combina algumas técnicas do Tantra, e ainda magnetização de sigilos através da energia durante o orgasmo, quando o nosso magnetismo aumenta e estados alterados de consciência se alcançam.
Acreditam ainda obter iluminação espiritual através da sexualidade, sistema praticado na Golden Dawn (Aurora Dourada), na Fraternitas Saturni e ainda na O.T.O (Ordo Templi Orientis).
Os seguidores desta escola baseiam seus conhecimentos no trabalho original de Paschal Beverly Randolph, seguido de Theodor Reuss e mais tardiamente Aleister Crowley.
Em alguns cultos gnósticos utilizavam a energia sexual (mas sem ejacular, sem alcançar o orgasmo) para fazer essa energia conscientemente ascender, despertando kundalini.
Um exemplo desta escola de magia sexual é o movimento gnóstico samaelino proposto por Samael Aun Weor.

Existe um ritual antigo e bastante conhecido Hieros Gamos, (casamento sagrado) Este ritual era realizado na Suméria, 5.500 anos atrás. Nele, a alta sacerdotisa assumia o papel do Avatar da grande deusa Inanna e fazia sexo com o rei ou imperador, que assumia o papel do deus Dumuzi, para mostrar sua aceitação pela deusa como governante justo daquela região.


Magia planetária:
O Sistema de magia planetária foi criado pelo grupo “Aurum Solis”; e baseia-se em rituais destinados a evocar ou invocar os “espíritos olímpicos”, entidades planetárias (Inteligências), ou arquétipos (dos arcanos do tarot, seres ou deuses mitológicos, entre outros). É um sistema prático, completo e eficiente.
Relacionado: O sistema Salomónico consiste no uso de sigilos e pantáculos de inteligências planetárias, que serão evocadas, ou invocadas sobre talismãs e pantáculos.
Alguns formulários de magia como "As clavículas de Salomão" (ou a Chave de Salomão, consoante o País e títulos) ou "A magia sagrada de Abramelin, o Mago" contêm quadrados mágicos com gematria e pantáculos com símbolos de espíritos planetários, bem como a confeção de talismãs.


Umbanda:













Consiste na invocação de entidades de um panteão próprio e extremamente complexo (Orixás, eguns, e outros), visando obter os favores das entidades incorporadas. Também existe a evocação quando se fazem oferendas de coisas diversas para as entidades. É basicamente um culto de magia branca.


Wicca:
A Wicca é um aprimoramento do sistema de feitiçaria e uma religião bem organizada e sistematizada, sendo que nela se aboliu a prática de sacrifícios animais que era frequente na Feitiçaria. 
A wicca surgiu na Inglaterra nos anos 1950 através de Gerald Gardner. Mas ele não inventou a wicca, apenas atualizou práticas da bruxaria antiga que eram praticadas há dois mil anos, misturou essas práticas com os ensinamentos da Cabala, magias e conceitos de culturas e povos, inclusive o celta.
Há um ramo mais elitizado da Wicca, a Seax-wicca, dos seguidores de Gerald Gardner, que procura aprimorá-la, transformando-a num culto menos dogmatizado que a Wiccatradicional.



Magia Enochiana:
Sistema baseado na língua dos "anjos", o enoquiano, não está comprovado se essas entidades seriam anjos caídos ou algum outro tipo de entidades, ou mesmo extraterrestres como os Anunnaki.
Este sistema foi descoberto por John Dee e Edward Kelley; posteriormente, foi aperfeiçoado pela Golden Dawn, por Aleister Crowley e os seus seguidores, dizem que é um sistema funcional. Porém, pode ser complexo de aprender a escrita ou entoação correta do enochiano (enoquiano).
Procura-se contato com elementais, anjos, ou demónios e com o próprio anjo guardião. Dizem alguns entendidos que a famosa “Arca da união” é o “Tablete da união”, peça fundamental deste sistema. Essa “Tábula da união” encontra-se à disposição de qualquer mago que cruze o “Grande abismo exterior”, após a passagem pelo sub-plano de ZAX, no plano Akáshico, etérico ou “do espírito”, local onde estão situados os sub-planos.













Sistema Hermético:
Muito divulgado nas obras de Franz Bardon, trata-se de um sistema baseado nos ensinamentos do Hermetismo.
O Sistema Hermético prega um desenvolvimento gradativo das energias no ser humano, partindo de simples exercícios de respiração e concentração mental, até ao domínio dos elementos (magia elemental), daí a evocação mágica, magia astral, e até a Cabala, aprende-se o misticismo das letras e o uso mágico de palavras e sentenças.


Magia Natural:
Consiste na utilização de elementos físicos para realizar actos de magia mumíaca (efigies de pessoas, representando-as e tornando-se receptáculos dos actos mágicos a si dirigidos), bem como no uso de banhos energéticos, defumações, pós, unguentos, entre outros, visando obter resultados mágicos.

Path Working:
Idêntico em tudo ao sistema dos Tattwas, excepto no facto de utilizar desenhos relativos às esferas e caminhos (Patits, daí o nome) da árvore da vida, que é um hieróglifo cabalístico. Pode-se, alternativamente, recorrer a sigilos de diversas entidades (visando "via ar" para as paragens habitadas por aquelas), ou até mesmo vévés (sigilos do vodu), com a mesma finalidade; a auto iniciação. 


Druidismo:
Há muito em comum entre o Druidismo moderno e a Wicca (nome dado à bruxaria nos países de língua inglesa). As principais diferenças residem na mitologia utilizada nos seus rituais (a celta), além dos locais de culto (entre árvores de carvalho ou círculos de pedras).
O Druidismo pode ser resumido como um culto à mãe Natureza em todas as suas manifestações rituais.


Stregheria:

Stregheriaé um termo usado para a antiga Bruxaria italiana, como também para se referir a um movimento moderno neopagão surgido na Itália e nos Estados Unidos a fim de resgatá-la. A Stregheria é por vezes referida como La Vecchia Religione ("a Antiga Religião"). É uma palavra italiana arcaica para "bruxaria", sendo a palavra italiana moderna e comumente usada, stregoneria. A bruxa praticante tem o nome de Strega.
Recentemente, alguns chamam-na de tradição Aridiana ou Ariciana, uma mistura de ritos wiccanos e da Itália medieval.
 A palavra Aridiana deriva de Aradia, personagem de livros sobre bruxaria. Aradia seria uma bruxa e deusa "Avatar" feminina; que encarnou em Itália, na Toscânia, no ano 1313, para trazer a liberdade para as classes oprimidas pelo clero e pela nobreza, parte da sua história é contada no livro "Aradia, o Evangelho das bruxas".

Um grupo (culto) de praticantes em wicca chama-se Coven. Já na Stregheria tem o nome de Boschetto.

Magias feitas em grupo têm maior impacto, pois há uma acreção energética (de várias pessoas e  mentes em uníssono),. É por esta razão que os  Covens têm até 13 membros, e  alguns cultos dezenas deles.

Alguns desses caminhos podemos chamar religiões (Umbanda é uma religião), contudo, como recorrem a rituais e à magia considero-os sistemas mágicos.
Existem muitos outros sistemas, como Candomblé, Santeria, Palo Mayombe, Luciferismo, Satanismo, e Goétia, porém não vou entrar em detalhes sobre esses.


Asamod



Enviar um comentário

Copyright © Feitiços e Ocultismo. by Silviowebdesign